Dica

CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE AS EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS

CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE AS EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS legenda da foto legenda da foto legenda da foto legenda da foto legenda da foto

 

          O uso de equipamentos elétricos na indústria de movimentação está aumentando cada vez mais rápido, ultrapassando fácil o rendimento e a economia de um equipamento a combustão. Esse é um conceito já bastante utilizado e repetitivo para quem já utiliza equipamentos elétricos, mas para os que são acostumados com as máquinas à combustão falar em equipamento elétrico continua sendo um desafio e gera uma enchente de dúvidas e inseguranças.  

          Assim como nas empilhadeiras a combustão, onde o grande interesse mecânico gira em torno de motor e transmissão, as empilhadeiras elétricas possuem alguns componentes de grande importância que conferem qualidade e segurança no que diz respeito ao bom funcionamento do seu equipamento e que você não deve deixar de considerar. São eles:

BATERIA – LÍTIO X TRACIONÁRIA

          Se você está pesquisando por equipamentos de movimentação elétricos então certamente deve estar também ponderando a questão das baterias, e com toda a razão, afinal de contas a bateria é, de fato, cabeça e coração do equipamento.

          Basicamente, existem dois tipos principais: as baterias de chumbo-ácido, chamadas de tracionárias, e as baterias de células de lítio. Abertamente falando, além do quesito preço, é impossível reconhecer qualquer outra vantagem em uma bateria tracionária sobre a sua equivalente a lítio. As baterias de lítio possuem uma vida útil muito mais longa, não requerem manutenção periódica, o tempo de recarga é muito menor dispensando a necessidade de bateria extra em casos de operação com turno e mantendo o equipamento sempre disponível, além de possuírem alta eficiência de carga e descarga.  No fim das contas, o preço que parecia uma vantagem da bateria tracionária torna-se irrelevante quando calculamos o custo-benefício de um equipamento com bateria de lítio.

CONTROLADOR

          O controlador exerce um papel importante no bom funcionamento dos equipamentos elétricos, pois é ele que, assim como o nome sugere, controla todas as funções eletrônicas e programações da sua máquina. A exemplo, uma das marcas mais comuns de controlador no Brasil é a americana CURTIS, que ganha os corações de todos os seus usuários.

CORRENTE ALTERNADA X CORRENTE CONTÍNUA

          A sua empilhadeira elétrica pode ter duas configurações no que diz respeito às correntes dos motores elétricos: corrente continua ou alternada. Trata-se de um opcional, então é importante que você conheça as diferenças entre eles para optar pelo equipamento que atende melhor às suas expectativas.

Opção 1:      ambos os motores elétricos, tração e hidráulico, são de corrente contínua. É a opção menos indicada, pois esses motores possuem escova e exigem mais cuidados e frequência de manutenção.

Opção 2:      motor elétrico de tração de corrente alternada e motor elétrico hidráulico de corrente contínua.

Opção 3:      ambos os motores elétricos, tração e hidráulico, são de corrente alternada. Algumas vantagens desse equipamento são:

  • Redução do consumo de energia em aproximadamente 30%

  • Melhor autonomia da bateria

  • Baixo desgaste mecânico do motor elétrico

  • Livre de manutenção

  • Regeneração de energia. Em situação de desaceleração sem uso do freio (descidas) o próprio equipamento promove carga para a bateria

 

MANUTENÇÃO

          A manutenção das empilhadeiras elétricas é muito menor comparado com a sua equivalente a combustão, e depende do tipo de equipamento e da configuração básica que se adota. De forma geral, segue abaixo algumas dicas rápidas:

  • A bateria tracionária é de longe a maior preocupação, pois exige cuidados básicos e bastante frequentes na reposição de água, no acompanhamento quanto à densidade e os níveis de ácido da solução, além da equalização que deve ser feita periodicamente e da checagem dos cabos e conectores de cada elemento. A bateria é a “peça” mais cara do seu equipamento, portanto é imprescindível que a manutenção da mesma seja mantida de acordo. Já na opção com bateria a lítio esses cuidados não são necessários.

  • Na parte de movimentação, os motores elétricos de corrente contínua também precisam de manutenção periódica para troca de escovas.

  • Assim como nas máquinas a combustão, as empilhadeiras elétricas possuem reservatórios de óleo hidráulico e diferencial – no caso das contrabalançadas, que precisam ser trocados periodicamente conforme a instrução de cada fornecedor. A lubrificação dos pontos de desgaste mecânico, como eixo direcional, torre e rodas, deve ser mantida em dia, bem como a manutenção dos freios, fazendo sempre a substituição das peças com desgaste quando necessário.