Dica

INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA DE BATERIA A LÍTIO

INTRODUÇÃO DA TECNOLOGIA DE BATERIA A LÍTIO legenda da foto legenda da foto legenda da foto legenda da foto legenda da foto

 

               Um dos assuntos que mais se discute na atualidade é o meio ambiente e os impactos que este vem sofrendo devido ao crescimento exponencial das indústrias no mundo todo, de forma que as legislações ambientais estão cada vez mais rigorosas e os custos de produção cada vez mais altos, gerando uma necessidade constante por fontes renováveis de energia. Nesse contexto a preferência por equipamentos elétricos vêm crescendo potencialmente em todo o mundo, e se as empilhadeiras elétricas com bateria tracionária já são sinônimo de economia, a bateria a lítio veio pra fechar o mercado de máquinas elétricas com chave de ouro.

            Com essa tecnologia tomando espaço cada vez mais rápido no mercado de movimentação é importante entender um pouco melhor sobre o assunto pra não deixar de aproveitar os benefícios que um equipamento com bateria a lítio traz para a sua empresa. Contudo, é importante lembrar que cada bateria precisa ser tratada individualmente e cada fabricante adota diferentes aspectos no que diz respeito às particularidades da bateria e do equipamento. Portanto, fique ligado: a tecnologia a lítio é sim o futuro e representa solução na área de movimentação de materiais, no entanto certifique-se da procedência do seu equipamento e de que você conta com um fabricante qualificado para adotar essa tecnologia na sua empresa e não sair no prejuízo.

Vida útil mais longa

+ de 4.000 ciclos com pelo menos 80% de capacidade remanescente, a vida útil ultrapassa 10 anos de uso

Em um conceito geral, o maior benefício da bateria a lítio é ter uma vida útil muito maior do que as outras alternativas elétricas (chumbo-ácido); ou seja, uma quantidade muito maior de ciclos mantendo uma alta capacidade energética residual.

Alta densidade energética e estrutura compacta

Equipamentos sempre disponíveis com melhor autonomia 

Possuem uma capacidade de armazenamento de energia muito maior do que as baterias tradicionais (chumbo-ácido), o que acaba possibilitando uma estrutura muito mais compacta para a bateria. Essa relação se dá devido ao fato de o Lítio possuir u elevado potencial eletroquímico [capacidade de gerar energia a partir das reações químicas de óxido-redução] e ser mais leve e menos denso do que outros metais com propriedades similares.

Carga rápida

100% de carga em apenas 2 horas

Possuem um tempo de recarga extremamente curto, o que deixa o equipamento sempre disponível e elimina a necessidade de operação com bateria extra em casos de uso intenso e ininterrupto, possibilitando a operação do equipamento em turnos consecutivos. Para recarregar a bateria de lítio basta ligar o carregador ao conector da bateria direto no equipamento.

Economia e Rendimento

Carregamento intermitente

A bateria de lítio não tem memória, portanto pode receber cargas rápidas em intervalos curtos, aumentando muito a eficiência na operação. Essa prática não emprega um ciclo completo da bateria de forma que se ganha tempo de operação durante um momento de necessidade sem causar danos à bateria – ou redução da sua vida útil, e sem aumentar os custos de energia.

Operação em baixas temperaturas

Alta performance mesmo nas temperaturas mais baixas

Mantem alto desempenho em ambientes com temperaturas abaixo de 0° C, ponto de congelamento da água. Equipamentos com bateria a lítio são os mais indicados para operações em ambientes de baixa temperatura, como câmaras frias e frigoríficos.

Livre de manutenção

Sem reposição de água, sem áreas especialmente ventiladas, sem troca de bateria

Como a bateria é seca (células de lítio) não há necessidade de alimentação de água, checagem dos níveis de ácido, equalização, troca dos conectores ou checagens diárias pré-operacionais. O ambiente de carga dispensa estrutura organizada para operações de manutenção e oferece um processo mais seguro e confiável sem emissão de gases tóxicos.  Devido a excelente oportunidade de carga, as baterias a lítio dispensam a necessidade de uso de mais de uma bateria evitando a perda de tempo durante a troca e o custo adicional de manter uma bateria reserva em estoque.

Oportunidade de Carga

Ideal para operações de turnos múltiplos

A tecnologia de alta performance das baterias a lítio é especialmente indicada em casos onde a bateria de ácido-chumbo é utilizada e precisa ser substituída em dois ou três turnos. As baterias a lítio não precisam ser substituídas. Com uma carga rápida em qualquer momento de parada, a bateria a lítio caracteriza-se principalmente pela excelente oportunidade de carga.

Redução de Custos

Eficiência de carga da bateria de 95% | Performance constante devido à estabilidade da tensão de descarga

A bateria de lítio oferece uma redução de 55% nos custos intralogísticos em relação as baterias de chumbo-ácido (eficiência de carga de apenas 70%). Os principais fatores para essa redução significativa são:

  • Redução do consumo de energia devido a alta eficiência de carga X descarga da bateria (baixo DoD)

  • Vida útil muito mais longa (maior quantidade de ciclos)

  • Livre de manutenção

  • Dispensa o uso de baterias extras

Precisão e BMS

BMS – Battery Management System: Monitoramento em tempo integral

A boa comunicação entre o equipamento e o controlador da bateria permite que a bateria de lítio seja utilizada de forma segura e eficiente. O sistema de monitoramento BMS mantém todos os parâmetros da bateria operacionais e sincronizados, garantindo um bom funcionamento e a regularidade de todas as funções do equipamento. Algumas das suas funcionalidades são:

  • Proteção da bateria das agressões externas como sobrecarga, falhas na tensão de carregamento e variações de temperatura

  • Detecção e análise da tensão, voltagem e temperatura da bateria

  • Estimativa e monitoramento da capacidade residual e da vida útil da bateria

  • Sistema de equalização avançada

*O Sistema BMS é padrão nos equipamentos Hangcha comercializados pela CTS SILVA, não se tratando de um padrão das baterias a lítio. Consulte o seu fornecedor em caso de dúvidas.  

CATL

Tecnologia Lithium-ion [LiFeP04]

A CATL é um fabricante de reconhecimento mundial na fabricação de células de bateria de lítio e módulos da mais alta qualidade e confiabilidade. A CATL possui uma das maiores áreas de testes conhecidas. Até dezembro de 2018 pôde realizar 273 testes de validação das baterias de lítio para equipamentos de transporte e movimentação de cargas, sendo 100 testes de performance, 48 testes de segurança e 125 testes de confiança.

*A CATL é parceira da Hangcha na produção de baterias de lítio para as máquinas, não se tratando de um padrão das baterias a lítio. Consulte o seu fornecedor em caso de dúvidas.  

Ecologicamente viável

ZERO emissão de gases e ruídos provenientes da combustão

A bateria a lítio é hoje a melhor opção para o meio ambiente. Algumas das características que se somam para esse resultado são:

  • Majoração da vida útil

  • Ausência de solução ácida e dos gases provenientes dessa solução durante a recarga

  • Redução significativa do consumo de energia

  • A não emissão de gases provenientes da combustão de motores a diesel ou a gás.

Garantia Estendida

5 ANOS ou 10.000 horas de uso

Por se tratar de uma bateria que dispensa os mesmos cuidados básicos das baterias de chumbo-ácido – como reposição de água, equalização e medidas de densidade da solução –, as baterias de LÍTIO tem garantia original de fábrica muito maior  do que as baterias tracionárias tradicionais.