Dica

POR QUE COMPRAR UMA EMPILHADEIRA NOVA?

POR QUE COMPRAR UMA EMPILHADEIRA NOVA? legenda da foto legenda da foto legenda da foto legenda da foto legenda da foto

          Ao se deparar com a necessidade de um equipamento específico na sua empresa uma das primeiras dúvidas que surgem é: novo ou usado?

          Antes de explicar os motivos para comprar um equipamento novo, elegemos alguns dos argumentos mais comuns que normalmente levam os clientes a procurar por uma empilhadeira usada. Possivelmente consigamos prestar alguns esclarecimentos fundamentais acerca desse tema.

“Ela vai trabalhar pouco”

          Uma empilhadeira nunca vai trabalhar pouco. É um equipamento versátil, econômico, que ocupa pouco espaço, elimina mão de obra e consegue rapidamente pagar o seu investimento apenas com a economia que ela gera no seu processo. Você pode imaginar, em um primeiro momento, que ela vai trabalhar pouco, mas uma vez que você esteja acostumado com uma empilhadeira você nunca mais vai ficar sem ela. Em pouco tempo você troca o “ela vai trabalhar pouco” por “como eu trabalhava sem ela?”.

“Se der certo eu compro uma nova”

          Esse argumento frequentemente gera grande preocupação. Existem dois motivos principais que justificam a compra de uma empilhadeira: o seu processo está crescendo ou ele está se modernizando. Em ambos os cenários a compra do equipamento errado pode acabar com uma ideia promissora que poderia alavancar o seu negócio. Lembre-se que uma empilhadeira deve otimizar o seu processo e reduzir custos. Caso opte por uma empilhadeira usada certifique-se de sua procedência para que a evolução do seu negócio não seja limitada pela aquisição de um equipamento ruim ou, no mínimo, errado.

“Mas a nova é muito cara”

          Esse é o motivo pela procura do equipamento usado em praticamente todos os casos, e em praticamente todos os casos se torna, na melhor das hipóteses, uma bela dor de cabeça, seja para quem está comprando ou para quem está vendendo. Um equipamento usado, por mais bem reformado que esteja, vai ser sempre um equipamento usado; você nunca vai ter certeza da procedência, da vida útil dos componentes ou da qualidade da mecânica e da manutenção periódica que foi realizada nessa máquina ao longo do tempo. Ao optar por um equipamento usado tenha certeza de estar negociando com pessoal de sua confiança, reconheça os riscos e em momento algum espere dela o mesmo rendimento que traz uma máquina nova. Em algumas felizes situações você pode conseguir um bom equipamento, mas na grande maioria das vezes “o barato sai caro” acaba prevalecendo.

 “A economia está muito instável”

          A economia de um país vai estar sempre passando por momentos ruins, e por vezes esperar pela melhora desse quadro acaba se tornando uma estratégia muito demorada, fazendo com que boas oportunidades de negócio se percam no caminho. Adquirir um equipamento na hora errada ou sem ter condições financeiras para manter a compra é com certeza uma péssima ideia, mas deixar de fazer um bom investimento por ficar constantemente na expectativa de que as coisas vão melhorar pode te levar por uma estrada sem fim. Calcule os custos, avalie os ganhos e, se o momento surgir, permita-se um bom investimento.  

          Dito isso, seguem algumas vantagens das quais você se beneficia com a compra de um equipamento novo:

 

1. FINANCIAMENTO

          Hoje existem diversas opções de financiamentos bancários que possibilitam condições mais flexíveis para a compra de um equipamento novo. As linhas de crédito variam conforme o equipamento que você precisa, o banco que você trabalha e o tipo de crédito ao qual o equipamento pode ser vinculado.

 

2. GARANTIA

          Esse é um dos motivos mais sólidos no que diz respeito à compra de um equipamento novo uma vez que assegura o bom funcionamento da sua empilhadeira e o rendimento do seu investimento por um longo período de tempo. O Código de Defesa do Consumidor afirma que todo equipamento está sujeito à Garantia Legal, porém nas máquinas usadas esse prazo é curto e a condição de operação é reduzida pelas limitações do equipamento e do fornecedor.

 

3. PROCEDÊNCIA

          Ao contrário de um equipamento usado, cuja procedência é, na maioria dos casos, desconhecida ou duvidável, o que prevalece na compra de uma máquina nova é a certeza de que esta se encontra em perfeitas condições de uso e de que suas peças são novas e genuínas. Para adquirir uma empilhadeira usada você precisa confiar em uma avaliação superficial e imprecisa sobre o uso do antigo proprietário, incapaz de atestar a vida útil dos seus componentes.

 

4. POSSIBILIDADE DE ESCOLHA

          Encontrar um equipamento usado que atenda às suas necessidades específicas é bastante difícil... quão comum é nos depararmos com situações onde o equipamento empregado não é ideal para a atividade que desempenha. Ao adquirir um equipamento novo você pode avaliar as particularidades da sua operação, as condições do seu ambiente de trabalho, as variações de equipamentos e projetar a compra com base no resultado esperado.